Resultado da quina, Sorteio da quina, Quina de hoje, A Folha Hoje

O homem que quebrou a loteria

O arquivo caiu na mesa de Rob Sand com algo menos que um baque. Apesar de manter o conteúdo de uma investigação ainda aberto depois de mais de dois anos, o arquivo tinha apenas meia polegada de espessura. “Feliz aniversário”, disse seu chefe.

Não era o aniversário de Rob Sand. Seu chefe, um vice-procurador-geral de Iowa chamado Thomas H. Miller, estava se aposentando em julho de 2014 após quase três décadas processando tudo, desde assassinato a fraude. Ele contratou Sand cerca de quatro anos antes e fez dele o promotor mais jovem de uma equipe de nove advogados que lidava com casos desafiadores em todo o estado. Agora Miller estava transferindo os casos para os colegas. Este, relacionado a um bilhete de loteria suspeito no valor de US $ 16,5 milhões, estava cheio de becos sem saída. Os investigadores nem sabiam se um crime havia sido cometido. As evidências mais tentadoras estavam em um DVD: dois clipes granulados de vigilância de um posto de gasolina. Sand deslizou o disco em seu laptop e pressionou play.

Resultado da quina, Sorteio da quina, Quina de hoje, A Folha Hoje

Um homem entrou em uma loja de conveniência QuikTrip, perto da Interstate 80, em Des Moines. Era uma tarde de segunda a sexta, dois dias antes do Natal. O capuz da camiseta preta do homem estava puxado sobre a cabeça, obscurecendo o rosto de duas câmeras de vigilância no alto. Sob o capuz, ele parecia estar usando um boné; por cima do capuz, ele usava uma jaqueta preta. O homem pegou um drinque e dois cachorros-quentes.

“Olá!”, Disse o caixa, animado.

O homem respondeu com um tom baixo e grave, uma voz que atingiu Sand como distinta: “Inferno-ooooh”.

“Casal de cachorros-quentes?”, Perguntou o caixa.

“Sim, senhor”, o homem respondeu calmamente, com a cabeça baixa.

O homem tirou dois pedaços de papel do bolso. Eles jogavam boletins de apostas quina de hoje, um jogo de loteria semelhante ao Powerball disponível em 14 estados e em Washington, DC. Um jogador – ou o computador do jogo – selecionou cinco números entre 1 e 39 e depois o sexto número, conhecido como Hot Ball, entre 1 e 19. O prêmio por acertar os cinco primeiros números foi de US $ 10.000. Mas um prêmio muito maior, que variava de acordo com o número de jogadores que compraram ingressos, foi para quem acertou os seis números. O jackpot recorde da Hot Lotto de quase US $ 20 milhões havia sido reivindicado em 2007. O jackpot na época deste vídeo estava se aproximando do recorde. As chances declaradas de vencê-lo eram de uma em 10.939.383.

Resultado da quina, Sorteio da quina, Quina de hoje, A Folha Hoje
O caixa pegou as notas de jogo do homem, que já haviam sido preenchidas com vários conjuntos de números para o sorteio da quina. Às 15h24, o caixa passou os boletos pelo terminal da loteria. Um homem mais velho com uma bengala mancando pela seção refrigerada. Um ônibus passou por lá. O caixa entregou o troco. Uma vez do lado de fora, o homem puxou o capuz e tirou o boné, entrou no S.U.V. e foi embora. O estacionamento do posto de gasolina brilhava; houve nevascas naquela tarde.

Dois anos depois, isso era praticamente tudo o que os investigadores tinham. Sand assistia o vídeo várias vezes, tentando captar todos os pequenos detalhes: a marca dos EUA; a aparência indistinta do homem: provavelmente com 40 e 50 quilos de excesso de peso, talvez mais; o teor da sua voz.

Sand, um Iowan de rosto de bebê que recusou a Faculdade de Direito de Harvard da Faculdade de Direito da Universidade de Iowa, tinha um histórico perfeito para o caso: um emprego no ensino médio escrevendo código de computador e dando suporte técnico, uma especialidade em colarinho branco crime. Seus casos recentes incluíram fraude e roubo de valores mobiliários por funcionários públicos.

O ingresso no vídeo foi comprado em 23 de dezembro de 2010. Seis dias depois, os números vencedores da Hot Lotto foram selecionados: 3, 12, 16, 26, 33, 11. No dia seguinte, a Iowa Lottery anunciou que um QuikTrip em Des Moines havia vendido o bilhete premiado. Mas um mês depois que os números foram sorteados, ninguém apresentou o ingresso.

A loteria de Iowa realizou uma entrevista coletiva. Chamadas telefônicas entraram; dezenas de pessoas alegaram ser o vencedor do Resultado da quina. Alguns disseram que haviam perdido o ingresso. Outros disseram que foi roubado deles. Mas os funcionários da loteria tinham evidências cruciais que não estavam disponíveis ao público: o número de série do bilhete premiado e o vídeo do homem que o comprou. Um por um, eles riscaram os possíveis requerentes. Um interlocutor disse que seu amigo era um jogador regular de Hot Lotto que acabara de morrer em um acidente de carro – ele deveria ir ao ferro-velho para procurar no carro de seu falecido amigo?

UM COLEGIO DIZIA A INVESTIGADORES QUE ERA ENCONTRAR SUA MÃE ERA UM ASSASSINO DE MACHADO.

Três meses após o anúncio do bilhete premiado, segundo A Folha Hoje , a loteria emitiu outro lembrete público. Outro seguiu aos seis meses e novamente aos nove meses, alertando cada vez que os vencedores tinham um ano para reivindicar seu dinheiro. “Eu estava convencido de que isso nunca seria reivindicado”, diz Mary Neubauer, vice-presidente de relações externas da Iowa Lottery. Desde 1999, ela lidou com cerca de 200 pessoas que haviam ganho mais de US $ 1 milhão; ela nunca viu um bilhete premiado de um milhão de dólares não ser reclamado. “E então chega em 9 de novembro de 2011.”

Um homem chamado Philip Johnston, advogado de Quebec, ligou para a Loteria de Iowa e deu a Neubauer o número de série correto de 15 dígitos no bilhete vencedor da Hot Lotto. Neubauer perguntou sua idade – nos seus 60 anos, ele disse – e o que ele estava vestindo quando comprou o ingresso. Sua descrição, um casaco esportivo e uma calça cinza de flanela, não combinava com o vídeo do QuikTrip. Então, em uma ligação subseqüente, o homem admitiu que havia “enganado”; ele disse que estava ajudando um cliente a reivindicar o ticket para que o cliente não fosse identificado.

Resultado da quina, Sorteio da quina, Quina de hoje, A Folha Hoje

Isso foi contra as regras da loteria de Iowa, que exigem que as identidades dos vencedores sejam públicas. Johnston levantou a possibilidade de retirar sua reivindicação. Neubauer estava desconfiado: o anonimato do vencedor valia US $ 16,5 milhões?

Um ano após o dia em que os números vencedores apareceram nos computadores geradores de números aleatórios – e menos de duas horas antes das 16h. prazo – representantes de um importante escritório de advocacia de Des Moines apareceram na sede da loteria de Iowa com o bilhete vencedor. A empresa estava reivindicando o ingresso em nome de um trust. Mais tarde, a loteria de Iowa soube que o beneficiário do trust era uma corporação em Belize cujo presidente era Philip Johnston, o advogado canadense. “É absolutamente fétido em todo o lugar”, diz Terry Rich, executivo-chefe da loteria de Iowa. O escritório do procurador-geral de Iowa e a Divisão de Investigação Criminal de Iowa abriram um caso.

Em uma entrevista na cidade de Quebec, Johnston disse aos investigadores que havia sido contatado sobre o bilhete por um advogado de Houston chamado Robert Sonfield. Johnston também apontou os investigadores para um empresário de Sugar Land, no Texas, chamado Robert Rhodes. Uma viagem ao Texas por investigadores de Iowa se mostrou infrutífera; durante seus vários dias lá, Sonfield e Rhodes conseguiram evitá-los.

Quando o arquivo terminou na mesa de Rob Sand em 2014, o caso havia adquirido status de cult em seu escritório. Foi falado com humor de forca: “Vamos encontrar o cara que comprou o ingresso acabou sendo morto”, disse Sand. “É isso que vai ser, um caso de assassinato.”

Miller orientou Sand e viu nele um espírito afim, alguém para quem praticar direito era um chamado. Às vezes, a bússola moral de Sand era tão firme que ele parecia um quadrado; seus cunhados o apelidaram de menino Jesus. A areia cresceu em Decorah, no nordeste de Iowa, filho de um médico de uma cidade pequena que ainda fazia visitas domiciliares. Ele queria entrar em processo criminal de colarinho branco porque se concentrava não em crimes de desespero, mas em crimes de ganância. “Crimes contra gratidão”, Sand os chamou.

Mas tudo o que ele tinha era um vídeo granulado de um homem comprando um bilhete de loteria no valor de US $ 16,5 milhões. “Só nos restava uma bala em nosso revólver”, diz Sand, “e isso estava lançando o vídeo”.

Em 9 de outubro de 2014, quase 46 meses depois que o homem de capuz deixou o QuikTrip, a Divisão de Investigação Criminal de Iowa divulgou um comunicado de imprensa que incluía um link para um clipe de 74 segundos das imagens de vigilância. Alguns dias depois, no Maine, um funcionário da Loteria do Maine abriu um e-mail encaminhado pelo seu chefe. O funcionário reconheceu a voz distinta no vídeo: pertencia a um homem que passara uma semana nos escritórios da Loteria do Maine, alguns anos antes, realizando uma auditoria de segurança.

Em Des Moines, um desenvolvedor web da loteria de Iowa que assistiu ao vídeo também reconheceu a voz: pertencia a um homem com quem ela havia trabalhado durante anos. Uma recepcionista em outro escritório da loteria entregou seus fones de ouvido a Noelle Krueger, gerente de sorteio, e disse-lhe para ouvir. “Por que estou ouvindo um vídeo ou ouvindo uma fita de Eddie?”, Respondeu Krueger.

O arquivo pousou na mesa da ROB SAND com menos de um baque. Apesar de manter o conteúdo de uma investigação ainda aberta depois de mais de dois anos, o arquivo mal passava de um centímetro de espessura. ‘FELIZ ANIVERSÁRIO’, DISSE SEU CHEFE. NÃO ERA ANIVERSÁRIO DE AREIA.
Por Eddie, ela quis dizer Eddie Tipton, diretor de segurança da informação da Multi-State Lottery Association. A organização administra loterias para 33 estados diferentes, além do Distrito de Columbia, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. Era baseado nos subúrbios de Des Moines. Entre os jogos que rodou estava o Hot Lotto.

EDDIE TIPTON CORTA uma figura grande e amigável em torno do escritório da Multi-State Lottery Association. Ele cresceu na zona rural do Texas, mas enquanto seus irmãos estavam do lado de fora, ele estava sempre em seu quarto, brincando com seu computador. Ele era do tipo paranóico, que raramente pagava com cartão de crédito e se preocupava com as pessoas rastreando sua identidade. Mas ele sempre quis que as pessoas gostassem dele. Quando um colega estava de mau humor, um colega disse: Tipton batia no ombro dele e dizia: “Eu só quero que você saiba que sou seu amigo”.

Resultado da quina, Sorteio da quina, Quina de hoje, A Folha Hoje

Tipton construiu uma casa de 4.800 pés quadrados e US $ 540.000 nos campos de milho ao sul de Des Moines. A casa tinha cinco quartos e um porão enorme, incluindo uma mesa de sinuca, uma mesa de shuffleboard, um home theater em estilo estádio com sofás e um espaço que ele considerava transformar em uma quadra de basquete. Amigos se perguntavam por que um homem solteiro precisava de uma casa tão grande e como ele poderia pagar com um salário apenas a US $ 100.000 por ano. Em momentos particulares, Tipton disse que estava sozinho e queria mais uma família do que qualquer outra coisa; assim, despejou suas economias na casa que esperava encher com esposa e filhos. Mas o parceiro certo nunca veio. Em vez disso, ele organizava festas de Natal no escritório e constantemente pedia a seus amigos para visitá-lo. Sua família, ainda no Texas, o procurava com frequência.

Sua vida girava em torno de seu trabalho. A Multi-State Lottery Association era uma organização pequena, e Tipton se sentia superestendido. Ele escreveu software e trabalhou em páginas da web. Ele lidou com segurança de rede e firewalls. E ele analisou a segurança dos jogos de loteria em quase três dezenas de estados. Ele estava passando semanas de 60 horas e permanecendo no escritório até 23h.

Quando Ed Stefan, diretor de informações e diretor de segurança da Associação de Loterias Estaduais, viu o vídeo de vigilância, não quis acreditar. Este não era apenas um colega de trabalho. Este era Eddie Tipton, um homem que ele conhecia há mais de duas décadas, desde que estavam na aula de cálculo na Universidade de Houston. Stefan conheceu sua futura esposa enquanto ele e Tipton estavam em um passeio de bicicleta de caridade no Texas; Tipton mais tarde estaria no casamento deles. Stefan ajudou Tipton a conseguir seu emprego na associação. Eles compraram cerca de 50 acres de terra juntos e construíram casas adjacentes. Eles até solicitaram uma patente conjunta para segurança de loteria baseada em computador.

Stefan assistiu ao vídeo da loja de conveniência pela primeira vez depois que um ex-colega de trabalho enviou a ele o link que havia sido divulgado pelos promotores. Isso simplesmente não pode ser Eddie, ele pensou. Então: esse é Eddie. Por que ele está vestindo um capuz? Nunca vi Eddie de capuz. Stefan ficou enjoado: seu amigo, um homem com profundo conhecimento dos computadores que administravam a loteria, estava lá na tela comprando uma passagem que valeria US $ 16,5 milhões. Mais tarde, Stefan diria aos investigadores que era como descobrir que sua mãe era uma assassina de machado. Ele se sentiu traído.

Jason Maher era outro amigo e colega que não queria acreditar no que estava vendo no vídeo. Ele e Tipton se conheceram no Taki, um restaurante japonês nos arredores de Des Moines que ambos frequentavam. Os aficionados e jogadores de computador por toda a vida se deram bem; Tipton se juntou ao clã de jogos de Maher e eles passaram horas jogando o jogo online multiplayer World of Tanks. Tipton sugeriu que Maher se candidatasse a um emprego na associação de loteria como engenheiro de rede. Maher me disse que Tipton “tinha um coração de ouro”.

Então, quando Maher viu o vídeo e ouviu aquela voz baixa e familiar, ele fez o que um gênio em computadores faz. “Naquela noite, sentei – não há como Eddie fazer isso”, disse Maher. “Tem que haver algo errado.” Ele colocou o arquivo da fita de vigilância no software de áudio, removeu o ruído branco e isolou a voz. Depois, ele capturou imagens das câmeras de segurança de sua casa – Tipton havia acabado de visitar a noite anterior – e comparou a voz de Tipton nas imagens com o vídeo da loja de conveniência. “Foi uma partida completa e absoluta, onda sonora e tudo”, disse Maher. No dia seguinte, ele foi ao QuikTrip, onde o bilhete foi comprado, e mediu as dimensões dos ladrilhos no chão, a altura das estantes, a distância entre a porta e a caixa registradora. Ele usou os resultados para comparar o tamanho da mão, o tamanho do pé e a altura do homem no vídeo com o homem com quem ele se tornara amigo.

“Quando o F.B.I. caras entraram, eu queria poder dizer a eles que não era Eddie “, disse Maher. “Depois que fiz isso, foi como ‘Bem, palavrão – é Eddie.'”

Em novembro de 2014, investigadores estaduais apareceram no escritório de Tipton. Eles perguntaram a ele quem ele conhecia em Houston. Ele contou a eles sobre sua família – mãe, irmã e irmãos, incluindo Tommy, vice-xerife de um ex-xerife que tornou a justiça da paz perto do Texas Hill Country. Ele não mencionou Robert Rhodes, o homem que inicialmente repassou a multa de US $ 16,5 milhões a um advogado. Ao pesquisar o perfil do LinkedIn de Tipton, os investigadores descobriram que Tipton estava empregado na empresa de software do Rhodes, Texas, Systems Evolution, por seis anos como diretor de operações. Na verdade, os dois eram melhores amigos e passavam férias juntos.

NÃO HÁ REALMENTE 10.939.383 CONJUNTOS DE NÚMEROS VENCEDORES POSSÍVEIS. Havia apenas alguns cem.

O advogado de defesa de Tipton, Dean Stowers, chamou isso de teoria da “Missão: Impossível”. Os stowers caracterizaram a história de um rootkit malicioso e autodestrutivo (“software mágico”), instalado enquanto dois colegas os encaravam, como absurdo. Seus argumentos finais fizeram referência a uma citação atribuída a Albert Einstein: “A lógica o levará de A a B. A imaginação o levará a qualquer lugar”.

Mas Sand chamou o foco de Stowers nessa complicada teoria do rootkit como um arenque vermelho. Sand disse ao júri para se concentrar nas várias maneiras pelas quais Tipton poderia ter consertado a loteria: ele escreveu o código. Ele teve acesso às máquinas geradoras de números aleatórios antes de serem enviadas para outros estados. Você não precisa entender a tecnologia exata para condenar Tipton, argumentou Sand; basta perceber a quase impossível coincidência de o chefe de segurança da loteria comprar um bilhete premiado e esse bilhete ser passado para o melhor amigo dele. A promotoria precisou provar apenas que Tipton tentou comprar ilegalmente bilhetes de loteria como funcionário da Multi-State Lottery Association e tentou reivindicar o prêmio por meios fraudulentos.

O júri o considerou culpado em 20 de julho de 2015. Ele seria sentenciado a 10 anos de prisão e apelaria. Mais tarde, a Suprema Corte do Estado negou sua condenação sob uma acusação, adulterando equipamentos de loteria, e o caso foi devolvido ao Tribunal Distrital.

Seis semanas após a conclusão do julgamento, Sand retornou à sua mesa. Foi um verão agitado. Mas no fundo de sua mente, ele ainda estava pensando em Eddie Tipton. Sand sabia que criminosos de colarinho branco geralmente não são pegos em sua primeira tentativa. O fato de o advogado de Tipton ter exigido um julgamento rápido de 90 dias, uma manobra incomum que reduziu o tempo de investigação da promotoria, fez Sand desconfiar. Seu intestino disse que outros bilhetes de loteria fraudulentos estavam por aí.

Certa manhã, o telefone do escritório de Sand tocou e um código de área que ele reconheceu apareceu: 281, do Texas, onde Tipton morava. Areia pegou. O interlocutor falou mal e disse a Sand que tinha visto um artigo no jornal La Grange, no Texas, sobre a condenação de Tipton. “Vocês sabiam”, perguntou o informante, “que o irmão de Eddie, Tommy Tipton, ganhou na loteria, talvez cerca de dez anos atrás?”

O telefone de RICHARD RENNISON tocou no F.B.I. escritório em Texas City, uma cidade portuária na costa de Galveston Bay. Sand estava na linha, perguntando sobre um caso que Rennison, um agente especial da agência, investigou uma década antes. Na época, acabou sendo nada. Mas o caso ainda está na mente de Rennison. “Ei”, respondeu Rennison, “esse é o meu caso Bigfoot”.

Um homem chamado Tom Bargas entrou em contato com as autoridades policiais locais no início de 2006 com uma história suspeita. Bargas possuía 44 estandes de fogos de artifício no Texas. Duas vezes por ano – depois de quatro de julho e depois do ano novo – ele precisava lidar com enormes quantias de dinheiro, mais de meio milhão de dólares ao mesmo tempo. Um juiz de paz local que calçou os cavalos de Bargas o chamou no Ano Novo. A justiça da paz pegou Bargas desprevenido: “Tenho meio milhão em dinheiro que quero trocar com seu dinheiro”. “O que há de errado com seu dinheiro?”, Respondeu Bargas.

TODO O PROSECUTOR FOI GRAVADO VÍDEO DE UM HOMEM QUE COMPRA UM BILHETE DE LOTERIA NO VALOR DE US $ 16,5 MILHÕES. “SOMOS UMA BOLETA DEIXADA EM NOSSA REVOLVER”, DIZ AREIA, “E ESTAVA LIBERANDO O VÍDEO”.
O que é uma justiça da paz que ganha em torno de US $ 35.000 por ano com tanto dinheiro? Bargas pensou. Ele chamou o xerife e a polícia, que ligou para o F.B.I. Logo, o departamento entrou em contato com Bargas. Agentes federais o equiparam com um fio. Bargas se encontrou com o homem, que pegou uma maleta cheia de US $ 450.000 em dinheiro, ainda em suas embalagens do Federal Reserve. Como o F.B.I. escutado, Bargas trocou US $ 100.000 em contas usadas e circuladas por US $ 100.000 em contas nítidas e não usadas do homem. Para os F.B.I., isso cheirava a corrupção pública, e eles começaram a investigar os números de série nas contas.

Um dia, alguns meses depois, Rennison recebeu uma ligação do xerife do condado de Fayette, em La Grange, um lugar mais conhecido pelo Chicken Ranch, o bordel que inspirou “O melhor pequeno prostíbulo do Texas”. O xerife ria tanto que ele mal conseguia falar. Ele disse a Rennison que a justiça da paz estava escondida em um hospital de Houston com duas pernas quebradas. Ele havia caído 31 pés de uma árvore. Ele estava caçando Pé Grande.

“Minha avó foi criada em uma fazenda no Arkansas, onde essa criatura entrava e assediava todos os animais da fazenda”, disse este homem posteriormente aos investigadores. “Minha avó me contava todas essas histórias desse animal que assediavam minha família.” Ele continuou: “Comecei a bater na floresta. Sempre foi essa dúvida em sua mente. E então algo aconteceu comigo na Louisiana, onde eu realmente observei esses animais por algumas horas, e fiquei viciado desde então. ”

Rennison visitou o homem no hospital e, em seguida, marcou uma entrevista quando recebeu alta. O homem era membro da Organização de Pesquisadores de Campo de Bigfoot. Ele disse a Rennison que havia ganhado na loteria do Colorado durante uma caçada ao Bigfoot. Ele estava de saída com a esposa e tentava manter os ganhos da loteria dela. Um amigo caçador de pés grandes reivindicou o prêmio em troca de 10% do dinheiro. Tudo saiu. Caso encerrado.

“Logo antes de eu sair, ainda estamos sentados nessa bela mesa de conferências, e ele olha para seus advogados e diz: ‘Posso mostrar a ele?'”, Lembrou Rennison. “Pendurado na parte de trás da cadeira, há uma sacola plástica. Ele tira uma gesso de uma pegada.

Rennison colocou a pegada ao lado do próprio pé. Eles eram aproximadamente do mesmo tamanho. “Isso não parece com o Pé Grande”, o F.B.I. agente disse. “Era um jovem”, retrucou o homem. O nome do homem era Tommy Tipton.

AGORA A CAÇA estava concorrendo a ingressos mais ilegalmente reivindicados. Os investigadores de Iowa notaram que o amigo que reivindicou o prêmio da loteria do Colorado, no valor de US $ 568.990, para Tommy Tipton, um homem chamado Alexander Hicks, estava morto. “Primeiro pensamos, Whoa – este é o nosso primeiro corpo relacionado a este caso”, diz Sand. Não foi. Hicks morreu de câncer.

Os investigadores coletaram uma década de vencedores em loterias de todo o país associadas à Multi-State Lottery Association. Eles carregaram dados de aproximadamente 45.000 tickets vencedores nas planilhas do Microsoft Excel e procuraram por quaisquer conexões com Eddie Tipton. Eles analisaram os amigos do Facebook de Tipton, obtiveram registros telefônicos e procuraram correspondências com a planilha.

Em setembro de 2015, eles descobriram que um pagamento de US $ 783.257,72 para o Very Own Megabucks Game de Wisconsin havia sido reivindicado no início de 2008 por um homem do Texas chamado Robert Rhodes, que queria depositá-lo na conta de uma corporação de responsabilidade limitada. Esse sorteio ocorreu em 29 de dezembro de 2007 – no mesmo dia os números vencedores do bilhete de US $ 16,5 milhões de Tipton para Iowa foram selecionados três anos depois. Rhodes era o melhor amigo de Eddie Tipton. Outro hit

Certa noite, durante as férias, Sand estava na casa de seus pais trabalhando em seu laptop, examinando registros, usando comandos de busca em seu computador repetidamente. Ele percebeu que um Kyle Conn de Hemphill, no Texas, ganhou um jackpot de US $ 644.478 na loteria de Oklahoma alguns anos atrás. Tommy Tipton tinha três amigos no Facebook chamados Conn. Sand conseguiu uma lista de possíveis números de telefone para um Kyle Conn e os referenciou com os registros de celular de Tommy Tipton. Outro hit

“NÃO É UM CASO DE ARQUNEMESIA DE SHERLOCK HOLMES, MORIARTY, SER UM GÊNIO CRIMINAL. ESTE É APENAS UM SCHLUB REGULAR. ‘

Os investigadores notaram que dois bilhetes vencedores da Loteria do Kansas, por US $ 15.402 cada, foram comprados em 23 de dezembro de 2010 – no mesmo dia em que Tipton comprou o bilhete em Iowa, e no mesmo dia em que os registros de celular indicaram que ele estava dirigindo pelo Kansas a caminho do Texas nas férias. . Um dos ingressos vencedores foi reivindicado por um texano chamado Christopher McCoulskey, o outro por uma mulher de Iowa chamada Amy Warrick. Cada um era amigo de Eddie Tipton.

Certa manhã, Sand e um investigador bateram na porta da mulher. Ela disse a eles que tinha saído com Tipton, mas o relacionamento deles se tornou platônico. Tipton disse a ela que não era capaz de reivindicar um bilhete de loteria vencedor por causa de seu trabalho. Se ela pudesse reivindicar, disse Tipton, ela poderia manter uma parte significativa como presente para seu recente compromisso.

“Você tem essas bobagens honestas”, diz Sand. “Todas essas pessoas estão recebendo milhares de dólares por fazer algo que é um pouco furtivo, mas não ilegal”. Os investigadores de Iowa agora tinham seis ingressos que eles consideravam parte de uma fraude maior. Mas a pergunta permaneceu: como funcionou?

Os investigadores em Wisconsin descobriram que ainda possuíam os computadores geradores de números aleatórios usados ​​para o jackpot de 2007 em armazenamento. Ao contrário dos computadores de Iowa, os discos rígidos não foram limpos; o software deles era o mesmo do dia em que Robert Rhodes ganhou $ 783.257,72. Wisconsin contratou um especialista em computadores chamado Sean McLinden para conduzir uma investigação que incluía análise forense e engenharia reversa.

Em 7 de janeiro de 2016, o telefone de Sand tocou. Era David Maas, procurador-geral assistente em Wisconsin. Ele disse a Sand para verificar seu e-mail. Maas enviou a ele um anexo com 21 linhas de “pseudocódigo”, uma tradução em linguagem comum da análise forense de McLinden que mostrava parte do código malicioso de computador de Tipton. O código era pequeno o suficiente para não alterar radicalmente o tamanho do arquivo, o que pode criar suspeitas. E o código não estava oculto. Você só precisava saber o que procurar.

 

Fonte: A Folha Hoje


Advertisement